quarta-feira, 9 de outubro de 2019

COTINGUIBA E SERGIPE SÃO ANIVERSARIANTES DO MÊS

O Cotinguiba e o Sergipe são os aniversariantes do mês de outubro. A diferença de idade de um para o outro é de apenas sete dias. O Cotinguiba fará 110 anos nesta quinta-feira (10), enquanto o Sergipe, no próximo dia 17.

Aniversário é motivo para comemoração. No Tubarão da Praia, nome fantasia dado pelas conquistas no remo. O clube surgiu na modalidade e se tornou poliesportivo. Localizado na Avenida Augusto Maynard, terá nesta quinta-feira para celebrar mais um ano de vida ao lado de sua diretoria, torcida e sócios. O clube teve épocas áureas no futebol sergipano, onde contou com grandes talentos, a exemplo de Alvino e Mário Jorge.

O Cotinguiba tem em sua galeria de títulos estaduais, seis na divisão especial sergipana, seis no Torneio Início e uma na segundona, hoje conhecida Série A2. Foi tradicional no basquete, conquistando o título de 1947, mas suas grandes conquistas estão relacionadas no remo, com 38 conquistas, sendo dez delas consecutivas (deca-campeão).

Há um bom tempo fora de disputas no futebol, a sede do Tubarão da Praia vem sendo utilizada para prática de outras modalidades esportivas praticadas em quadra, como: futsal e voleibol, entre outras. Sem contar que tem uma piscina à disposição dos sócios na realização de aulas de hidroginástica e lazer dos sócios.

O outro aniversariante do mês é o Sergipe. A agremiação colorada surgiu de uma desistência de dirigentes do Cotinguiba, que acharam melhor criar o novo clube, surgindo o Sergipe, nome que vem do rio que passava em frente da sede do clube, inicialmente, localizada na Avenida Beira Mar, nos dias atuais se encontra situada na Avenida Augusto Franco, bairro Siqueira Campos, tendo como sede o Complexo João Hora de Oliveira, recentemente, liberada para jogos oficiais.

O Mais Querido como é conhecido, tem mais de trinta títulos estaduais no profissional, e é o único hexacampeão da era profissional. Como o Cotinguiba, o vermelhinho surgiu com a modalidade remo, para alguns anos depois ingressar no futebol. Na sua história, o presidente que mais durou foi o saudoso Antônio Soares da Mota – o Motinha, dirigente que, defendia o clube com “unhas e dentes”, passou cerca de 30 anos no comando da agremiação, sendo destituído do cargo por medida judicial. 

Foi na era Motinha, que o "Derrubador de Campeões", outro codinome posto por vencer renomados do futebol nacional, conquistou o hexacampeonato sergipano, e nesse mesmo período, foi quem mais revelou atletas para o futebol brasileiro, a exemplo de Henágio (Santa Cruz-PE e Flamengo-RJ), Sandoval (Guarany-SP e São Paulo, além do Internacional-RS), Elenilson Santos, e por ai vai.


A diretoria colorada pretende na próxima semana, na ocasião do evento “Dia do Mais Querido”, apresentar a comissão técnica e atletas que atendam o perfil traçado pelos dirigentes. “Estamos montando nosso elenco, feito por jogadores que nos agradem, que conheçam o futebol nordestino e que saibam jogar um campeonato duro como o nosso”, enfatizou o presidente do clube Ernan Sena.


A novidade para o próximo ano foi à liberação por órgão fiscalizadores, do estádio João Hora de Oliveira para jogos oficiais. “Queremos realizar, com exceção dos clássicos, jogos no João Hora, estádio que é nosso, local que a torcida se identifica. É um estádio confortável, reduzirá custos, que a gente tem com a utilização do Batistão”, definiu Sena.


Programação do Sergipe


Dia 17/10/2019 – 20h
MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS
Local: João Hora de Oliveira


Dia 19/10/2019 (manhã)
TORNEIO DE ESCOLINHAS


Na sequência: Haverá apresentação de Bandas e do treinador para a temporada 2020.


Nenhum comentário:

Mendonção recebe novo gramado

Após quase quatro meses do inicio da troca do gramado do estádio Etelvino Mendonça, a praça esportiva localizada na cidade serrana de Itabai...