quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Socorrense x Lagarto abrem o Sergipano Adulto em 12 de março


Novidades, surpresas e sorteios. Estes foram alguns dos ingredientes do Congresso Técnico do Campeonato Sergipano Adulto realizado na noite desta quarta-feira, 12, no auditório Vanilson Rezende, sede da Federação Sergipana de Futsal (FSFS).

Para este ano, oito equipes irão disputar a 30ª edição do estadual. A novidade é a seleção de Indiaroba, time da região sul do estado. Quem está retornando são as equipes de Pinhão e Riachuelo. A surpresa é a não participação da seleção de Itabaiana, duas vezes vice-campeã estadual e um dos representantes sergipanos na Copa do Nordeste ano passado. 

Para não deixar o torcedor serrano sem futsal, a cidade será representada pelo Coritiba, time que retorna a disputar uma competição na categoria adulto.

Outra surpresa é que Aracaju não terá representantes este ano. Em 2019, a capital entrou em quadra com o Confiança, que chegou à final do primeiro turno e semi do segundo turno, e o Rocket Power, atual vice-campeão estadual. 

Além de Indiaroba, Pinhão, Riachuelo e Coritiba, a 30ª edição do Sergipano contará com Itaporanga (atual campeão), Lagarto, Canindé e Socorrense. 

SORTEIO

Durante o arbitral aconteceram três sorteios. O primeiro decidiu o confronto da primeira rodada, com jogos nos dias 12, 13 e 14. Confira: 

_Quinta-feira, 12/3_
Em Socorro: Socorrense x Lagarto

_Sexta-feira, 13/3_
Em Indiaroba: Indiaroba x Itaporanga

_Sábado, 14/3_
Em Pinhão: Pinhão x Coritiba
Em Canindé: Canindé x Riachuelo

No segundo sorteio, a pedido dos representantes de Lagarto (presidente Márcio Cruz) e Gláuber César (tecnico de Itaporanga) ficou decidido que, mesmo sem saber quando acontecerá o jogo, a primeira rivalidade entre Itaporanga e Lagarto acontecerá no Ginásio Governador João Alves Filho, em Itaporanga D´Ajuda. 

No terceiro, ficou decidido as equipes que irão mandar mais jogos em casa: no total, quatro. Neste quesito, melhor para Itaporanga, Socorrense, Indiaroba e Pinhão. 

FORMA DE DISPUTA

Após debate entre os dirigentes da FSFS e os representantes de clubes, ficou decidido que o campeonato terá o seguinte sistema de disputa: a primeira fase será disputada em grupo único, com jogos apenas de ida. 

As seis melhores equipes se classificam para a próxima fase, sendo que as duas primeiras avançam direto para a semifinal, enquanto que os outros quatro clubes classificados se enfrentam na segunda fase, com os seguintes confrontos: 3º x 6º; 4º x 5º. 

As partidas da segunda fase serão no sistema de ida e volta, sem vantagem no saldo de gols.

Na fase semifinal, também com jogos de ida e volta, os dois melhores colocados no geral tem a vantagem de jogar a partida de volta em casa. 

Na final, também com jogos de ida e volta, a equipe de melhor campanha geral terá a vantagem de jogar pelo empate numa possível prorrogação. 

Durante o arbitral, ficou decidido que o campeão terá vaga na Copa do Nordeste deste ano, além de fazer uma escolha para 2021: Taça Brasil ou Copa do Brasil. 

A bola oficial do campeonato de futsal em todas as categorias 2020 será da marca MURANO, empresa parceira da FSFS.

Rômulo Oliveira
Ascom/FSFS

Nenhum comentário:

Confiança acerta a contratação do meio-campo Pedro Rodrigues

O meio-campo Pedro Rodrigues é o novo reforço do Confiança. O atleta de 25 anos estava no Botafogo-SP, onde atuou nas duas últimas temporada...