segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Abertura da I Copa Aperipê de Futebol do Baixo São Francisco conta com presença do Governador JB



Conhecida como a cidade do frevo, a “Olinda Sergipana”, a cidade de Neópolis à beira do Rio São Francisco, teve neste domingo uma manhã diferente, uma manhã de festa, com o povo nas ruas indo ao estádio Velho Chico para prestigiar a festa do futebol naquela cidade, escolhida para receber a festa de abertura da I Copa Aperipê de Futebol do Baixo São Francisco. Desde cedo já se notava uma movimentação diferente na cidade, com o povo se deslocando para aquela praça de esportes.

A solenidade foi prestigiada pelo Governador Jackson Barreto e o vice Belivaldo Chagas, além de prefeitos e gestores esportivos das 16 cidades envolvidas na competição. 

A abertura aconteceu no Estádio Velho Chico e envolveu toda a comunidade de Neópolis e adjacências, para o congraçamento entre os municípios e desenvolvimento do esporte amador. A programação contou, ainda, com a realização de dois jogos. O primeiro, com vitória de 1x0 de Neópolis contra Brejo Grande e o segundo, com a vitória de Malhada dos Bois contra Itabi, também por 1x0.


A Copa Aperipê de Futebol do Baixo São Francisco é uma competição promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (Seel), em parceria com a Fundação Aperipê.

- Essa Copa é um presente do trabalho muito bem organizado pela Secretaria de Esportes, através do secretário Antônio Hora e da nossa querida Aperipê, com sua equipe no comando de Givaldo Ricardo. Estou feliz de estarmos, aqui, ao lado do vice-governador Belivaldo Chagas, do prefeito de Neópolis e dos demais prefeitos do baixo São Francisco, abrindo a Copa Aperipê do baixo São Francisco que envolve 16 municípios da região. Afinal de contas, o futebol é a alma do nosso povo e nós estamos aqui inseridos naquilo que nós consideramos ser o grande lazer da nossa gente", declarou o governador Jackson Barreto.


Na ocasião, o governador chamou a atenção para o uso do esporte como ferramenta para a inclusão social. “Eu acho que nada ajuda mais na inclusão social, que o esporte. Até porque, com essa rapaziada aqui no estádio jogando, disputando e analisando cada equipe, cada município na verdade, o que eles estão fazendo é não estar nas ruas, não estão envolvidos com drogas, não estão na violência. Através do esporte estão fazendo aquilo que é melhor para todos nós”, frisou. 

O secretário Antônio Hora Filho ressaltou os talentos que podem surgir da competição.  “É um momento especial, porque o governo do Estado vem com uma política de esporte e de lazer. Não é só o futebol, que está em jogo aqui. São as famílias que se mobilizam, a sociedade toda está em festa. Além desse momento social maravilhoso que estamos vivendo, vai favorecer o surgimento de revelações do futebol sergipano. Sem sombra de dúvidas, é do interior que surgem os atletas que no futuro se revelam craques nacionais. E essa oportunidade é garantida através do Governo do estado. É a demonstração que o poder público está preocupado com o desenvolvimento do esporte amador”, comentou. 

A abertura foi prestigiada pelos prefeitos do Baixo São Francisco sergipano. Extremamente satisfeito, o prefeito de Neópolis, Dr. Luizinho, falou em nome dos prefeitos presentes e enalteceu a ação do governo do Estado e a participação dos municípios do Baixo São Francisco.  “É um congraçamento de todos os municípios do Baixo São Francisco. O encerramento será no Batistão, mas o pontapé inicial coube à cidade de Neópolis dar a essa belíssima competição”, exaltou. 

Segundo o diretor presidente da Aperipê, Givaldo Ricardo a Copa Aperipê envolve toda região conta com toda a estrutura das rádios Aperipê. “A copa será transmitida para todo o estado pela TV Aperipê. Estamos fazendo toda divulgação, toda estrutura de comunicação, para movimentar a região aos domingos, para trazer gente, para movimentar o esporte e para inserir a juventude. Fizemos questão de ressaltar que em cada equipe, 15 atletas têm menos quinze anos. Isso é uma oportunidade de revelar novos atletas para o estado”, informou. 

A abertura oficial teve início com desfile dos 16 municípios, seguido pela execução do Hino Nacional Brasileiro e o juramento do atleta Caic Conceição Silva, do município de Itabi. Em seguida, o governador Jackson Barreto abriu oficialmente a competição. Ainda na abertura, o governador homenageou o motorista do transporte escolar de Canhoba, Anderson Leonardo de Andrade Ramos, com um certificado, pela dedicação ao trabalho e serviços prestados à educação do município. 
A fase classificatória contará com as 16 equipes dividias em quatro grupos, jogando entre si. As duas melhores de cada grupo passam para próxima fase, que será eliminatória, seguindo com as semifinais e a final. Esta será disputada na Arena Batistão, com transmissão ao vivo da TV Aperipê, grande parceira da Seel nesse evento.
Presenças - Acompanharam o evento secretário municipal de educação e esporte de Neópolis, Armando Luiz; prefeito de Propriá, Iokanaan Santana, prefeita de São Francisco, Altair Nascimento; prefeito de Japoatã, José Magno; prefeito de Santana do São Francisco, Junior Bardoso; prefeito de Brejo Grande, Clismer Ferreira, vice-prefeito de Neópolis, Miguel Lobo; vice-prefeito de São Francisco, Manoel Messias; ex-prefeito de Neópolis, Amintas Diniz;  ex-prefeito de Itabi, Rubens Feitosa, prefeito de Malhada dos Bois, César; prefeito de Telha, Flávio Dias. 

Da Ascom SEEL

Nenhum comentário:

Confiança acerta a contratação do meio-campo Pedro Rodrigues

O meio-campo Pedro Rodrigues é o novo reforço do Confiança. O atleta de 25 anos estava no Botafogo-SP, onde atuou nas duas últimas temporada...