quinta-feira, 10 de agosto de 2017

SEEL PROMOVE ENCONTRO COM FEDERAÇÕES

Governo do Estado devolve salas da Arena Batistão às federações e entidades esportivas
Federações e entidades esportivas do estado de Sergipe voltarão nos próximos dias, a exercer suas atividades no Complexo da Arena Batistão, de onde foram retiradas por ocasião da reforma do estádio Lourival Batista, transformado em Arena. Pelo menos foi o que ficou definido na reunião da manhã desta quarta-feira 9, entre o secretário Estadual de Esportes, Antônio Hora Filho e os presidentes e representantes de entidades esportivas e federações de esportes amadores.

A reunião aconteceu no auditório da Federação Sergipana de Futebol (FSF), na Arena Batistão. Na oportunidade, o secretário Antônio Hora Filho, apresentou e colocou em discussão as normas, diretrizes, critérios de escolha e o planejamento de restituição das respectivas salas. “O Complexo terá um gestor e será chamado após a reinauguração de “Prefeitura dos Esportes”. Aqui estarão devidamente instaladas e funcionando plenamente todas as federações de esportes amadores de Sergipe.

Inicialmente, ficou definido que as salas serão cedidas através de Termos de Concessão e Contratos de Comodatos. Os contratos que ainda estiverem em vigor, serão apenas renovados, definindo-se um prazo único para todas as concessões. Antes da reunião o secretário Antônio Hora e os presidentes de federações percorreram o complexo, visitando sala por sala.

- O que era há dez anos atrás, pode não ser hoje. Muita coisa mudou de lá para cá. A modalidade olímpica Badminton por exemplo, não existia em Sergipe. Não tínhamos uma federação. Mas hoje, a modalidade está presente em escolas públicas, com participação vitoriosa do estado, em campeonatos de alto nível. Isso só é mais um reforço, de que temos que reavaliar o critério de cessão de espaços para às entidades, explicou Antônio Hora
Atualmente existem 19 salas no complexo – duas delas já ocupadas pela Federação de Futebol e Associação dos Cronistas -, sendo um número bem inferior, às entidades que pleiteiam um espaço. Porém, em um consenso democrático e sensato, baseado exclusivamente em critérios técnicos, entre todos presentes, ficou acordado que a distribuição será em prol do esporte, não de entidades ou interesses individuais.

A reunião não foi definitiva. Futuramente, será criada uma relação das entidades e dos espaços a serem ocupados. Os presentes ficaram sabendo que a secretaria fechará uma relação de entidades, estabelecendo critérios de avaliação, para fazer a melhor distribuição possível.

Mariana Dantas, Diretora de Esportes, junto com Glenysson Cruz, Diretor de Praças Esportivas, da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (SEEL), farão a avaliação, usando critérios técnico, de importância, de atuação das entidades, com disponibilidade do espaço físico, para, durante essa semana, divulgarem uma relação provisória de comtemplados com os espaços.

- Estamos à disposição das federações para conversar e ajudar no que for porssivel, seja em projetos ou em parcerias, que possam ser feitas. Algumas entidades já trouxeram os ofícios solicitando a sala. A partir deles, fizemos um levantamento de acordo com o número de salas disponíveis. Então, se a gente quer fomentar o esporte, que façamos de maneira adequada, diz Mariana Dantas.
Após as palavras do secretário e dos representantes da SEEL, foi liberada a palavra aos presentes. Para o representante da Federação de Taekwondo de Sergipe (FETESE), Eduardo Gonçalves, o trabalho está sendo feito de maneira correta e justa, com espaço para todos opinarem e discutir o que for necessário.
- Nós tivemos reuniões como muitos secretários que já passaram pela pasta e sempre se falou em benefício ao esporte, mas a coisa não andou. Mas, sei que o Secretário Antônio Hora tem o interesse que o esporte sergipano retorne a ter a mesma visibilidade de quando o mesmo esteve à frente da secretaria do município. Então, sei que as salas serão entregues, para que a gente consiga trabalhar de forma digna e eficiente, afirmou Eduardo.

Márcia Lima, presidente da Federação Sergipana de Ginástica (FSG), assim como outros presentes, afirmou que a reunião foi bem proveitosa, deixando muitos pontos claros, dando a evidência que o esporte sergipano merece, reconhecendo o esforço que é feito por todos e que o trabalho será levado à frente e com seriedade.

- A reunião possibilitou o esclarecimento de muitos pontos aos presidentes e representante das federações. Saio daqui com a expectativa de que agora poderemos ser contemplados com os nossos espaços, nos conta Márcia.

- A nossa pretensão é que depois de tudo pronto e definido, façamos um grande evento de reinauguração de todo o espaço, de que estamos chamando de “Prefeitura das Federações”. Nela haverá um um grande auditório, para as federações e entidades, passando pelo agendamento, promova reuniões, eventos, cursos e capacitações, com a equipe da secretaria à disposição, para o que for preciso, concluiu o Secretário.

A Associação dos Cronistas Desportivos de SERGIPE - ACDS, esteve presente representada pelo presidente Adel Ribeiro e o vice-presidente Biel Sobral, que aproveitaram para agradecer à contemplação da antiga sala da entidade e parabenizar pela condução das salas para às federações representadas pelas mais variadas modalidades esportivas e associações.

-Primeiro em nome da ACDS, entidade que agrega os cronistas de nosso estado, queremos agradecer pela lembrança e compromisso firmado pelo Secretário Antonio Hora Filho, em reaver a sala que tem um significado importante para nossa categoria, que é uma parceira do desporto em nosso estado, e, ainda, parabenizar pela atitude adotada pela SEEL, em renovar com as Federações o comodato devolvendo às mesmas o direito de se instalarem no Complexo Batistão, fato que, representa o fortalecimento do desporto em nosso estado. Valorizou o presidente da ACDS.

Nenhum comentário:

Volante Anderson Recife reforça o Confiança na Série C

O Dragão acertou mais uma contratação para a Série C. Trata-se do volante Anderson Recife, de 27 anos, que é o quinto reforço confirmado par...