segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Brasil fará sua estreia amanhã em novo campeonato mundial

Tudo pronto para que a equipe brasileira escolar realize sua primeira participação no ISF U15 WORLD SCHOOL SPORT GAMES 2021” que é o novo Mundial Escolar Gymnasiade para atletas entre 13 e 15 anos de idade.

 

Seleção Brasileira Escolar. (Foto: Divulgação)

O Mundial é um evento multiesportivo que nesta primeira edição reúne 35 países em 14 modalidades esportivas e, 2500 participantes. Seu objetivo é criar um contexto único em competições esportivas escolares de alto rendimento que possui o olhar voltado para além do esporte levando também em consideração o desenvolvimento educacional, social e o intercâmbio cultural de seus participantes. A CBDE trouxe para Sérvia equipes em duas modalidades: futebol feminino e Wrestling.

“A CBDE está engajada em fortalecer estas duas modalidades esportivas que tem um grande potencial no país. O futebol, por sua tradição esportiva e a necessidade imediata de oportunizar mais espaço as meninas e o Wrestling, pelo potencial de crescimento e busca pela ampliação de sua prática nas escolas”, disse o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, que ainda destacou a política de equidade e justiça de gênero da entidade que reafirma o compromisso da CBDE de contribuir para a promoção da igualdade e oportunidade, com a eliminação de todas as formas de discriminação, possibilitando oportunidades de desenvolvimento pessoal e desportivo de forma igualitária para os atletas.

“Desenvolvemos e incentivamos projetos que valorizam e promovam a diversidade de gênero e étnica, bem como ampliem a participação de pessoas com deficiências, enquanto ações de combate à intolerância e que tornam o ambiente desportivo escolar mais inclusivo e diverso. Tais projetos contemplam, por exemplo, a participação nas competições nacionais de forma equitativa, ou seja, as delegações devem ser compostas por 50% de atletas do gênero feminino e 50% masculino, ” destacou Hora Filho.

Quem também está em Belgrado juntamente a delegação com a missão de observar os protocolos internacionais para aprimorar os eventos escolares promovidos pela CBDE é Anne Affiune, especialista de governança e gestão da CBDE que falou sobre planejamento estratégicoe as ações de governança voltadas a adotar e fortalecer políticas institucionais sólidas para a promoção da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis da entidade. 

“Com a política de gênero da CBDE, claramente, houve avanços consideráveis para as mulheres e meninas como: maior visibilidade e participação nos órgãos de colegiado da CBDE, com a garantia estatutária de participação feminina nos Conselhos de Administração e Fiscal; nos cargos de Diretoria; e, igualmente, na esfera administrativa e técnica. Soma-se à criação da Comissão Especial de Diversidade, encarregada de elaborar e propor política de igualdade, diversidade e inclusão, assim como buscar mecanismos de conscientização e sensibilização da sociedade, de forma que a inserção da diversidade no ambiente esportivo se torne cada vez mais natural e dinâmica.”

O Brasil inicia sua participação no Mundial com o futebol feminino neste dia 13/09 onde enfrenta França no FK Sinđelić às 13h30. A equipe escolar de futebol está sob o comando dos professores David Jr (RS) e Rodrigo Coelho (SP). 

O time brasileiro é formado pela atletas: 

Eluiza Kavalek (SC) – goleira

Tayná Lima (SP) – lateral direita

Ana Beatriz Lopes (DF) – zagueira

Carolina da Silva (SP) – volante

Erica Gomes (PR) – lateral esquerda

Gabrielle Tomé (PR) – ponta

Livia Mendes (MA) – meia

Icyla Queiroz (SP) – atacante

Maria Vitória Sales (DF) – meia

Karolayne Batista (RS) – atacante

Lara Favoreto (DF) – goleira

Amanda Vital (SP) zagueira

Karoline Pavarin (PR) – lateral esquerda

Ana Beatriz Silva (RJ) – meia

Mariana Feitosa (SP) – volante/meia

Anna Clara Rocha (MG) – meia/atacante

Aline Bergamann (PR) -atacante 

No Wrestling nossos atletas iniciam as lutas no dia 14/09 no, Hall Mladenovac, a partir das 10h na categoria Greco Romano. A equipe está comanda pelos professores Rafaela Santos (SP) e Anderson Souza (AM).

A equipe do Wrestling é composta pelos atletas escolares:

Wilson Gabriel Soares – 68kg

Ryan Soares – 57kg

Wenzo da Silva – 52kg

Claudomir Jr – 62kg

João Pedro Moura – 48kg

Amanda Januário – 36kg

Laysla Barbosa – 58kg

Giovana Pimenta – 42kg

Stefany Calheiros – 66kg

Brenda Gomes – 50kg

Nesta segunda-feira (13) você acompanha Brasil x França no YouTube da CBDE clicando no endereço abaixo:

https://youtu.be/oh-Azs0S1EA

Correspondentes esportivos em Belgrado:

Alexandra Alves, Airton Lima (Queridão) e Marcus Cicarini.

Por Givaldo Batista*

Nenhum comentário:

Mendonção recebe novo gramado

Após quase quatro meses do inicio da troca do gramado do estádio Etelvino Mendonça, a praça esportiva localizada na cidade serrana de Itabai...