quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

RESTROSPECTIVA: ANO BOM PARA O FUTEBOL SERGIPANO

O ano para o futebol sergipano não foi de muitas novidades, mas o suficiente para dizer que ocorreu tudo bem com realizações de eventos. O maior destaque fica para os considerados grandes, Confiança, Sergipe e Itabaiana. Além do presidente da Federação Sergipana de Futebol Milton Dantas, por trazer o Nordeste Sub-19 e ter representado o estado como chefe da Delegação Brasileira no Mundial da Índia.
Dragão campeão sergipano em 2017. (Foto: Divulgação)
A temporada começou com o Sergipão da Série A1. Na competição o Confiança conquistou o título da temporada, decidindo com o Itabaiana, em pleno Etelvino Mendonça, em Itabaiana. O título saiu dos pés do atacante Thiago Silvy, numa cobrança de pênalti, indefensável para o arqueiro, naquela ocasião, Genivaldo. A partida terminou em pancadaria e punições efetuadas pelo TJD/SE.

O mesmo Dragão, clube sem calendário neste ano, conseguiu escapar de um rebaixamento no Brasileiro da Série C. Depois de passar doze jogos sem vencer, o time trocou de treinador por duas vezes para poder reverter o fracasso na competição promovida pela CBF. 

Saiu o treinador campeão do estado Leandro Sena, desgastado, veio Roberto Fernandes que não conseguiu reverter nada, para finalmente, o técnico Ailton Silva, poder reverter a situação, manter o campeão sergipano na C e por pouco não acendeu à segunda divisão brasileira. 
Itabaiana no Brasileiro da Série D
O Itabaiana, vice-campeão, teve que se contentar com o mesmo calendário do Dragão, menos o Brasileiro da Série C. As demais competições estão na agenda tricolor. Campeonatos Sergipano, Nordeste (seletiva) e Brasileiro da Série D, mais a Copa do Brasil, todos em 2018.

O Sergipe, ficou em difícil situação, principalmente, no fator financeiro. Depois de um terceiro lugar no Sergipão, os colorados conseguiram, na Era Betinho, uma passagem de fase, fato que ocorreu também, com Itabaiana, no Campeonato do Nordeste. Já no Brasileiro da Série D, mal conseguiu terminar a primeira fase, naquela altura com o treinador Ribeiro Neto. 

Para completar a difícil fase, viu o seu presidente, Sílvio Santos, enfileirar uma lista de ex-presidentes por renúncia, deixando o cargo de presidente do clube do bairro Siqueira Campos. Decisão que foi adotada pelo vice de futebol Ramon Barbosa, e o financeiro, Beto Hora. Assumiu o comando do clube, Ary Resende, vice-presidente de Santos, sendo clube, hoje, governado por um grupo.

Nas duas principais categorias de base do Sergipe, grupos comandados pelo jovem e talentoso treinador Caio Simões, sagraram-se campeões sergipanos. A boa atuação na temporada colocou os colorados como base sergipana no Brasileiro da categoria Sub-19, realizada em São Paulo. 

O clube rubro representou ainda, o futebol sergipano com o Estanciano, no Campeonato do Nordeste da categoria, realizado em terra sergipana e organizado pela Federação Sergipana de Futebol (FSF), que representou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), promotora do torneio. Os dois sergipanos passaram de fase.
 
Socorrense conquista segundona (Foto: Divulgação)
Na Série A2 sergipana, a Desportiva Socorrense conquistou o título da temporada, retornou à primeira divisão, fazendo a final com o Olímpico de Itabaianinha, no estádio Wellington Elias, ficando com o vice-campeonato. No tempo normal deu empate, a decisão foi para os pênaltis, terminando na vitória do "Siri" por 5 a 2. Destaque para o ex-atacante do Sergipe, Edilson Santos, responsável pelo comando técnico da equipe socorrense.
 
Milton Dantas delega Seleção Brasileira (Foto: Arquivo Pessoal)
O grande feito mesmo, foi ver o mandatário do futebol sergipano, Milton Dantas, representar o Brasil como chefe de delegação da Seleção Brasileira Sub-17, no Mundial da Índia, competição que conquistou somente o vice-campeonato. Em outra ocasião, Miltinho conseguiu com a Seleção Canarinha o título Sul Americano, no Equador.
 

Nenhum comentário:

Confiança acerta a contratação do meio-campo Pedro Rodrigues

O meio-campo Pedro Rodrigues é o novo reforço do Confiança. O atleta de 25 anos estava no Botafogo-SP, onde atuou nas duas últimas temporada...