quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

SERGIPE TERÁ ESCOLA ESTADUAL EM COMPETIÇÃO DA CBDE



Por Givaldo Batista

O Estado de Sergipe está bem representado no IX Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol. Por ser sede da competição masculina, o estado ganha o direito de ter dois representastes. Um desses representantes é o Colégio Estadual Gumercindo Bessa, da cidade de Estância. O outro representante masculino é o Instituto Dom Fernando Gomes (IDFG). No feminino, cuja competição será disputada em Maceió, o estado terá como representante o Colégio Ofenísia Freire. Estes dois últimos da rede particular de ensino.


O evento esportivo acontecerá, simultaneamente, com realização de partidas em Aracaju (masculino) e em Maceió (feminino), no período de 21 e 28 de fevereiro. O sorteio das chapas ocorreu nesta segunda-feira (18), na Arena Batistão, em Aracaju, e contará com representantes dos 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal. 

O que existe de comum entre as três equipes sergipanas é que todas elas foram destaques nos Jogos Escolares da TV Sergipe de 2018 no futsal. Daí a indicação como representantes sergipanos na seletiva nacional, cada uma fazendo a transição do Futsal para o Futebol de campo. As três equipes vêm treinando forte, para bem representar o estado e brigar por uma vaga para o mundial da modalidade, em abril deste ano em Belgrado na a Sérvia.

Adversários 

O Colégio Estadual Gumercindo Bessa é da cidade de Estância e tem como treinador o professor Lailton Soares. Ele disse que ficou surpreso quando recebeu o convite para o Brasileiro Escolar. “Quando a ficha caiu, reuni os meninos, contei a eles a novidade e tratamos de fazer a transição de uma equipe de Futsal para o Futebol. Lamentamos apenas o pouco tempo para treinamentos”, disse o Lailton Soares.

Sobre os adversários do Grupo F, Rio Grande do Sul, Paraná e Amapá. Lailton considera grupos pesados, mas dá para encarar a disputa por uma classificação. “Temos conhecimento das qualidades das equipes de Paraná e Rio Grande do Sul, pois já participamos de Jogos Escolares com as presenças dessas equipes. Amapá, para nós é uma incógnita. Nos Jogos Escolares ficamos no grupo com Ceará e Maranhão, que posteriormente vieram a ser o campeão e o vice-campeão, respectivamente. Nós ficamos com a quinta colocação”, avaliou o treinador.


Destaque da equipe para o meia atacante Victor de 18 anos. “Finaliza bem, tem domínio de bola. É o motor da equipe”. O plano de jogo do Gumercindo Bessa é formar um time compacto. Primeiro observar o que o adversário pode apresentar. “Para depois de um certo tempo, procurar implantar a nossa filosofia de jogo e partir para o ataque”, concluiu Lailton Soares.

O outro representante sergipano na competição é o IDFG. O treinador João Neto está confiante na equipe, que também passa por uma transição do Futsal para o Futebol de Campo. “Temos um grande trunfo. Nossa equipe é quase que completamente a equipe Sub 17 do Confiança. São oito atletas do Dragão. Essa equipe em 2018, participou da Copa Dois de Julho e venceu equipes como Vitória e Palmeiras. A equipe já tem um bom conjunto e precisará apenas de alguns acertos, que é o que estamos fazendo nos treinos. O IDFG está no Grupo G com Roraima, Espírito Santo e Minas Gerais.

 O representante feminino é o Colégio Ofenísia Freire, que possui uma boa equipe de Futsal e passou para o Futebol de Campo. A técnica Sheila Camila está treinando a equipe, já fez alguns amistosos e está muito confiante em uma boa participação. Desde janeiro que a equipe treina no campo da Unit. Destaque da equipe fica por conta da capitã Vanessa, uma zagueira de boa qualidade técnica e da atacante Talita.

O Ofenísia está no Grupo B, ao lado de Minas gerais e Amapá. Pelo time que possui e pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, o Colégio Ofenísia Freire vai brigar para se classificar, passar para o Grupo Ouro e lutar por uma vaga no Mundial da Sérvia.

Nenhum comentário:

Confiança acerta a contratação do meio-campo Pedro Rodrigues

O meio-campo Pedro Rodrigues é o novo reforço do Confiança. O atleta de 25 anos estava no Botafogo-SP, onde atuou nas duas últimas temporada...