sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Campeonato Mundial Universitário de Xadrez pode acontecer em Aracaju

A capital sergipana se prepara para sediar no próximo ano, o Campeonato Mundial Universitário de Xadrez. Encontro nesse sentido aconteceu na manhã da última quinta-feira, 5, na Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (Seel), para acertos dos detalhes iniciais do evento internacional. 


O secretário estadual de esporte, Antônio Hora Filho e o secretário municipal, Jorge Araújo Filho, receberam uma comitiva formada por membros da Federação Internacional Universitária (Fisu) e da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). Na oportunidade, represenantes do estado e do município pleitearam a realização do Campeonato Mundial Universitário de Xadrez, aqui em Aracaju no próximo ano.

A comissão fez uma visita de inspeção e vistoria nos prováveis locais da competição, avaliando a logística de recepção e hospedagem. Tanto o governo do estado, como o governo municipal colocaram à disposição dos organizadores suas estruturas administrativas, com o objetivo de confirmar mais esse megaevento esportivo em Aracaju.

Segundo o secretário Antônio Hora, Aracaju reúne todas as condições de receber essa competição e a parceria com o município e a FAES, facilita ainda mais a logística da competição.


- Estamos formando essa parceria com a Sejesp, para viabilizar a competição que reúne mais de 30 países com a participação de 130 enxadristas. É um evento internacional, que deve dar muita visibilidade ao estado e ao nosso município, disse Antônio Hora.

George Kradolfer, diretor técnico da Fisu, disse que Aracaju reúne todas as condições de receber competição internacional. Trata-se com predominância turística, uma cidade hospitaleira com histórico positivo em grandes competições internacionais. Ele acredita no sucesso da parceria.

- Estamos verificando as condições de acomodação, locais da competição e principalmente a logística de recepção e hospedagem. A competição acontecerá entre os dias 10 e 19 de setembro de 2018, com a participação de 35 países e 130 atletas em média, informou George Kradolfer.

Ainda segundo o diretor técnico da Fisu, essa é a décima edição do Mundial de Xadrez, iniciado em 1990 na Rússia. A última competição foi realizada nos Emirados Árabes Unidos. Por equipe, o último campeão foi a Rússia. No masculino, o título ficou com a Armênia enquanto o campeão feminino foi a China.

Participaram da reunião na Seel, além dos secretários Antônio Hora e Jorge Araújo, Flavio Mendonça, presidente da FAES, Alessandro Gomes, e Mario Ferro, respectivamente diretor de eventos e diretor administrativo da CBDU.    

Nenhum comentário:

Volante Anderson Recife reforça o Confiança na Série C

O Dragão acertou mais uma contratação para a Série C. Trata-se do volante Anderson Recife, de 27 anos, que é o quinto reforço confirmado par...