segunda-feira, 13 de julho de 2015

Juan Cely: Futebol sergipano de luto.

Juan Cely (Arq. Jornal de Sergipe)
Uma surpresa tomou conta no setor futebolístico sergipano. O falecimento de Juan Francisco Cely foi anunciado na manhã do último sábado, 11. Ex- treinador de vários clubes sergipanos como: Itabaiana, Confiança, Sergipe, América de Propriá, Estanciano, entre outros. Celly, conhecido como o Cartita Blanca, morreu no mês que completaria 85 anos.

Juan Cely, o Cartita Blanca, como ficou conhecido, nasceu em 28 de julho de 1930, na cidade de Santo Tomé, na Argentina, vizinho à capital de Santa Fé. Iniciou sua carreira de atleta futebol no time de juniores do La Plata. Jogava como meia-esquerda ou meia-direita. Sua carreira como jogador de futebol durou pouco. Tentou jogar no Flamengo do Rio de Janeiro, mas nada acertou. Foi para o Sport Club do Recife, onde jogou um bom tempo. Partiu para o América de Recife e depois encerrou sua carreira, em 1958, no Ferroviário de Fortaleza.

Quando pendurou as chuteiras, Celly pretendia retornar para a Argentina. Não foi possível, porque apareceu um amigo seu, cujo nome não se lembra, convidando-o para comandar a equipe do Central Sport Club da cidade de Caruaru. Foi em 1959 que iniciou a sua carreira de técnico. Destacou-se no futebol sergipano, onde conquistou o título de campeão sergipano nos principais clubes profissionais do Estado: Confiança, Sergipe e Itabaiana. Na segunda divisão foi uma vez campeão pelo Esporte Clube Propriá, duas vezes no Lagarto e uma no Olímpico de Itabaianinha.

Até hoje é lembrado pelos torcedores tricolores como um dos maiores técnicos (se não o maior) que já passou pelo Itabaiana. Ele comandou o Tremendão na vitória heróica sobre o Internacional de Porto Alegre em pleno Estádio Beira-Rio, e acreditou até o fim que poderia vencer .

"Vamos ganhar deles! É possível!" - Juan Cely, no dia 23 de fevereiro de 1980 nos vestiários do Beira-Rio antes do jogo contra o Inter pelo Brasileirão, em 1980.

No final da década passada, recebeu o título de Cidadão Sergipano, e ganhou uma aposentadoria especial por parte do Governo do Estado de Sergipe.

Fonte: Wikipédia

Volante Anderson Recife reforça o Confiança na Série C

O Dragão acertou mais uma contratação para a Série C. Trata-se do volante Anderson Recife, de 27 anos, que é o quinto reforço confirmado par...