segunda-feira, 18 de julho de 2016

Brasil é campeão geral da Gymnasiade, na Turquia

O esporte escolar do Brasil foi o grande destaque da Gymnasiade 2016, a olimpíada escolar, realizada no período de 11 a 18 deste mês em Trabzon, na Turquia. O Brasil superou as expectativas e conquistou o título de campeão geral da competição mundial, ficando à frente de países tradicionais como Rússia, China, Inglaterra, Hungria, França e a própria Turquia, o pais anfitrião, que disputou com o Brasil, medalha a medalha, até o resultado final. Com um detalhe: por ser o pais sede, a Turquia disputou a competição com duas equipes em cada modalidade.

O Brasil conquistou 128 medalhas, sendo 57 de ouro, 32 de prata e 39 de bronze. A Turquia segunda colocada conquistou ao todo 119 medalhas, sendo 47 de ouro, 45 de prata e 27 de bronze. A terceira colocação foi para  França com 15 medalhas de ouro.

A delegação brasileira teve muitos destaques, como a seleção de Natação, modalidade que mais medalhas conquistou. Foram ao todo 35 medalhas, sendo 16 de ouro, 9 de prata e 10 de bronze. O Atletismo conquistou 24 medalhas sendo 19 de ouro 10 de prata e 5 de bronze e ainda obteve um recorde mundial. Destaque para o Karatê com 17 medalhas e também para a Ginástica Artística.

Essa conquista deixa todos os brasileiros orgulhosos, por ver que o país se firmou como uma potencia mundial no desporto escolar e superando o terceiro lugar obtido na Gymansiade de 2013, realizada em Brasília.

Na festa de encerramento da competição, realizada na tarde do domingo 17, o presidente da International School Federation (ISF), o francês Laurence Petrinka confirmou a cidade de Marrocos como a sede da próxima Gymansiade, que será realizada em 2018. 

Dirigentes da Federação Turca de Esporte Escolar, passaram às mãos do representante do Marrocos, a bandeira da ISF, que será erguida naquela país em 2018.

Para o presidente da Confederação Brasileira a de Deposto Escolar (CBDE), o sergipano Antônio Hora Filho, a conquista do título mundial é sem dúvida alguma um feito inédito, a melhor colocação obtida pelo desporto escolar brasileiro em uma Gymnasiade.

- Estamos todos de parabéns. Nesse momento tão importante para o esporte escolar do Brasil, quando o pais se consolida como uma grande potência mundial, queremos agradecer aos atletas, especialmente, dirigentes, técnicos e coordenadores. Enfim, a todos que participaram dessa conquista. Nosso planejamento era subir um degrau da colocação de 2013, o terceiro lugar. Mas os nossos atletas se superaram na disputa e o resultado está aí: Brasil Campeão Mundial de Esporte Escolar. Parabéns para todos, concluiu emocionado, o presidente Antônio Hora Filho.

Nenhum comentário:

Volante Anderson Recife reforça o Confiança na Série C

O Dragão acertou mais uma contratação para a Série C. Trata-se do volante Anderson Recife, de 27 anos, que é o quinto reforço confirmado par...