quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Prefeitura renova benefício do Programa Bolsa Atleta


Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), está disponibilizando o benefício do ‘Programa Bolsa Atleta’. O programa de auxílio financeiro para atletas sancristovenses atenderá neste ano 16 competidores de diversas modalidades esportivas, cujos valores variam de R$ 400 a R$ 1 mil. Na manhã desta quarta-feira (21), os contemplados estiveram no Paço Municipal para a cerimônia de entrega dos kits e termo de adesão ao programa.

Emocionado durante a cerimônia, o prefeito Marcos Santana reforçou a importância do incentivo ao esporte no município. Para ele, esse investimento retorna para o município a medida que o nome de São Cristóvão é levado para as competições Brasil afora. “O principal objetivo é levar o nome da cidade para fora, e levar de forma positiva. Enquanto administração municipal, nós temos a possibilidade de estimular, e motivar esses esportistas a continuarem praticando as suas modalidades, eles precisam disso”, afirmou.

O secretário de Esporte e Lazer, Gibson Rodrigues, aponta o programa como um investimento nos sancristovenses, e incentiva a prática e formação de novos atletas no município. “Essa Bolsa é um investimento onde descobrimos vários atletas em nossa cidade e essas pessoas estão indo para o mundo. É um grande acerto da gestão, uma forma de valorizar os nossos moradores e a nossa cidade”, destacou.

Segundo a diretora geral de esportes, Maria Auxiliadora Piris, a Semel buscará firmar uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para que o incentivo dos jovens para a prática de esportes seja cada vez mais fortalecido. “Nós temos a perspectiva de que com essa parceria, nós possamos incentivar os alunos do município à prática de esportes. Temos essa possibilidade por meio da política de incentivo que a Prefeitura vem oferecendo, então temos um horizonte com bastante luz para que haja a inserção desses jovens no desporto no município de São Cristóvão”, relatou.

Atletas

Destaque mundial da categoria, a atleta de vôlei de praia, Eduarda Santos Lisboa (Duda Lisboa), foi uma das contempladas pelo programa. Segundo ela, o apoio da Prefeitura é fundamental para os atletas. “É uma força a mais ter esse apoio da Prefeitura. É um incentivo para que o atleta participe das competições e vá aos treinos. Fico muito feliz em levar o nome de São Cristóvão para o mundo, é uma cidade pequena, mas que possuem muitos atletas que estão mundo afora representando a cidade”,  afirmou.

A paratleta Lucivânia dos Santos foi uma das pessoas que conseguiram o benefício pelo segundo ano. De acordo com ela, sem o apoio do Bolsa Atleta, ela não teria conseguido participar de algumas competições de parabadminton. “É muito importante esse apoio porque sem ele não seria possível fazer muita coisa. Deixava de ir a alguns campeonatos por não ter recursos, às vezes precisava optar entre um ou outro, mas depois do Bolsa Atleta consegui participar de quatro competições. É muito importante tanto para mim quanto para os outros atletas que são beneficiados”, pontuou.

Referência 

Atualmente São Cristóvão é o único município de Sergipe a oferecer um programa de incentivo ao esporte nestes moldes. Segundo a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende, o programa deve ser tomado como referência. “Quero parabenizar a Prefeitura porque é com essa visão que nós conseguiremos crescer cada vez mais no esporte. É muito importante um apoio ao atleta, já que os mesmos são representantes do município e do nosso país, e isso faz com que eles pratiquem cada vez mais esportes, o que contribui muito para a formação do cidadão”, apontou.

Presenças

Também estiveram presentes na cerimônia, o presidente da Federação Sergipana de Voleibol, Gualter Prudente; presidente da Federação Sergipana de Atletismo, Orleandes Barros; representante da Federação de Badminton, Wendel Mota; representante da Federação de Ciclismo, Wagner Facion; presidente da Federação de Xadrez, Silvia Menezes.

Além deles também participaram o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Júnior, os vereadores:  Diego Prado, Adailton Silva; os secretários municipais; e os alunos das escolas São Cristóvão e Gina Franco.

O programa

O Bolsa Atleta foi instituído com a sanção da lei Duda Lisboa (nº 312/2017), que designa o auxílio-atleta, prioritariamente, aos atletas praticantes de esporte de rendimento e que estejam representando São Cristóvão.

O benefício visa contemplar atletas e paratletas de desportos tanto de modalidades individuais quanto coletivas (reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro - COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Vale ressaltar que o atleta selecionado receberá o benefício durante 12 meses, sendo este não prorrogável.

Fotos: Heitor Xavier

Nenhum comentário:

Rádio Mar Web inicia entrega de premiações dos melhores do Sergipão 2024

Com o intuito de condecorar os atletas que se destacaram no Campeonato Sergipano 2024, a Rádio Mar Web elegeu os melhores jogadores da compe...