terça-feira, 22 de outubro de 2019

36º JOGOS DA PRIMAVERA CHEGAM AO FIM



Uma festa de muita luz, som, brilho, alegria e emoção. Foi assim a solenidade que marcou o encerramento da 36ª. edição Jogos da Primavera, na tarde da última sexta-feira (18), no Complexo Cultural, “O Gonzagão”. As festividades tiveram início com a premiação das equipes e atletas vencedores.
O Colégio Estadual Leandro Maciel, de Rosário do Catete foi o grande destaque entre as escolas da rede pública estadual. A unidade de ensino de Rosário do Catete, foi a primeira colocada entre as escolas da rede pública estadual, com a oitava colocação na classificação geral, seguida do CE Amaral Lemos, de Pirambu, que foi o nono colocado.
O título de campeão geral ficou com o IDFG que conquistou 114 medalhas, sendo 48 de ouro, 26 de prata e 40 de bronze. Na segunda colocação vem o Arquidiocesano com 45 medalhas, sendo 22 de ouro, 4 de prata e 19 de bronze. Na terceira colocação em o Colégio Bom Pastor, de Aracaju que conquistou 19 medalhas de ouro, 16 de prata e 5 de bronze, no total de 40 medalhas.
Comemoração
Depois da premiação, era a hora de comemorar as conquistas junto aos atletas, técnicos e demais representantes das instituições públicas e particulares. Os números comprovam que a 36ª. edição dos Jogos da Primavera, foi a mais concorrida, quebrando recordes em todos os quesitos. Ao todo, foram dezoito modalidades, sendo treze individuais e cinco coletivas.
Além disso, outros números comprovam a grandiosidade do evento: foram 12.206 participações, 6.273 atletas inscritos, 382 escolas, com a presença de 66 municípios sergipanos nas competições. As modalidades se dividiram nas categorias A e B, masculino e feminino, classificando as idades entre 12 e 14/15 e 17 anos. Também houve destaque para as paramodalidades, como o vôlei sentado e o paratletismo. A cerimônia ocorreu após o fim da terceira etapa do evento, que confirmou a participação dos alunos-atletas sergipanos, na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau/SC.
Um dos destaques dos Jogos, o Colégio Estadual Leandro Maciel, de Rosário do Catete, conseguiu boas colocações diante do quadro geral, em oitavo lugar, e também levando em consideração as instituições da rede pública estadual. Referente à essa conquista, a diretora do Colégio, Neide da Conceição, falou um pouco sobre a participação dos atletas.
- É um orgulho muito grande ver nossos alunos nesse empenho e o nosso colégio ficar em primeiro lugar geral, entre as instituições da rede pública. É um incentivo e motivo de incentivo. Uma conquista muito grande, para o esporte dentro do colégio - afirmou Neide.
O CE Leandro Maciel se destacou em modalidades como o Ciclismo e o Atletismo. Os pequenos atletas Vitor Gabriel e Ana Luiza, representantes do colégio de Rosário do Catete, participaram pela primeira vez dos Jogos e já conseguiram conquistar medalhas nas provas. Vitor foi Ouro no Revezamento e Ana foi Ouro em Salto à Distância e nos 60 metros rasos. Ambos citaram o frio na barriga e o orgulho de participar dos Jogos, contando com o incentivo dos professores e familiares.
Outro destaque no quadro geral foi o Colégio Estadual José Amaral Lemos, da cidade de Pirambu, nono na classificação geral. A atleta Ana Clara, medalhista de Atletismo do Colégio, conquistou Ouro e Prata nas provas de Revezamento e 75 metros e falou que o sentimento foi de emoção, pois já havia participado dos Jogos, porém conseguiu “medalhar” pela primeira vez este ano.
Referente ao futsal feminino, a técnica do CE Nelson Rezende, Lúcia Gerônimo, resumiu de forma positiva a participação do time. "Foi uma competição difícil, buscamos preparar as meninas nos critérios táticos, técnicos e psicológicos, para chegar até a final e ganhar.", ressaltou a técnica. Além do primeiro lugar na categoria B, o time feminino obteve o terceiro lugar na categoria A.
Representantes do campeão geral deste ano, o Instituto Dom Fernando Gomes (IDFG), receberam o troféu no palco do Gonzagão, acompanhados da Superintendente Mariana Dantas. Um dos medalhistas, o aluno Gustavo Rodrigues, Ouro nos 100 metros rasos, compartilhou o que sentiu na competição. "É um sentimento que não tem explicação. Fico feliz por ter ganho essa medalha e agradeço aos professores por isso. Vamos agora para Blumenau, conquistar mais uma medalha para Sergipe", informou o atleta.

Por Givaldo Batista

Nenhum comentário:

Mendonção recebe novo gramado

Após quase quatro meses do inicio da troca do gramado do estádio Etelvino Mendonça, a praça esportiva localizada na cidade serrana de Itabai...