quinta-feira, 10 de outubro de 2019

ÁRBITRA SERGIPANA EM CURSO DA CONMEBOL

Como árbitra do quadro Internacional da Fifa, a sergipana Tahyslane Melo é um destaque da arbitragem brasileira. Ela é uma das quatro únicas árbitras brasileiras, a pertencer ao quadro internacional. Para se manter atualizada, Tahyslane constantemente terá que se submeter a curso, treinamentos, simpósios e congressos, para acompanhar o nível de desenvolvimento e alcançar um nível de excelência, na profissão que escolheu.
Thayslane, em curso de qualificação promovido pela Conmebol (Foto: Pessoal)
 Recentemente, a árbitra sergipana foi confirmada no quadro da Fifa para a temporada de 2020. E para isso, tem que estar muito bem preparada em todos os critérios de avaliação. No momento, Tahyslane está em Quito, no Equador, participando como árbitra suporte, do Curso Prévio da Conmebol, que visa preparar e atualizar os árbitros do continente Sul-americano, para atuar na Copa Libertadores da América ou outras competições promovidas pela Conmebol. 
 
- Este é o meu primeiro curso depois da designação de árbitra da Fifa. Vim como árbitra suporte. Estou me entregando de corpo e alma ao curso, procurando tirar o máximo proveito possível, dos ensinamentos aqui ministrados. É um aprimoramento internacional para a maior competição Sul-americana, a Libertadores da América. Para mim é o início de futuras oportunidades em competições internacionais – revela a árbitra Tahyslane Melo Costa.

O curso é organizado pelo Comitê de Árbitros da CONMEBOL e apoiado pelo Programa de Assistência à Arbitragem da FIFA, a fim de treinar e atualizar os oficiais de partidas convocados para Copa Libertadores 2020.

Durante o curso os participantes receberão instruções técnicas e serão examinados em áreas teóricas e físicas, iniciando assim uma série de experiências, destinadas a preparar e capacitar os juízes, que terão de enfrentar a grande responsabilidade da arbitragem no torneio.

Ambos os exames e avaliações são exigentes devido ao nível atual do jogo. Por isso, o objetivo desses cursos prévios é fornecer um conjunto de ferramentas técnicas, físicas e táticas, que geram nos árbitros, hábitos profissionais de cuidados físicos e nutritivos, treinamento, formação e conhecimento das Regras de Jogo
O programa do curso inclui aulas sobre as regras, vídeo teste e off side test, para avaliar e interpretar as várias situações do jogo, os jogadores de campo, análise teórica e prática das Leis do Jogo, além do próprio regulamento da Copa Libertadores.

*Por Givaldo Batista

Nenhum comentário:

Zagueiro encerra ciclo no Dragão

Após quatro temporadas de dedicação com a camisa proletária, o zagueiro Adalberto está deixando o Confiança. O contrato entre as partes se e...