sexta-feira, 29 de abril de 2016

Sergipe começa a ganhar espaço na mídia mundial com a presença das seleções do Japão

Secretário Adilson Jr recebe representante japonês. (Ascom)
Na qualidade de emissário da Japan Football Association, o jornalista Hiroaki Sawada, correspondente no Brasil do jornal The Hochi Shimbun, visitou na manhã desta quinta-feira 28, o Complexo Desportivo Lourival Batista. A visita começou pela Arena Batistão, seguida do Centro Nacional de Ginástica, Parque Aquático Zé Peixe, encerrando a visita técnica no Ginásio Constâncio Vieira. 

Após a visita, Sawada foi recebido pelo secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Junior, a quem fez um relato e a avaliação, que considerou positiva da sua visita.  

O objetivo da passagem do jornalista pelo complexo foi para conhecer a estrutura que abrigará a Seleção Japonesa Olímpica de futebol masculino, que virá a Sergipe para o período de aclimatação prévia e treinamentos para os Jogos Olímpicos 2016, que serão disputados no Rio de Janeiro.

Hiroaki foi recebido pela equipe técnica da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp), conheceu todos os setores da praça esportiva, que receberá os treinamentos da equipe japonesa.

Entre os dias 22 e 29 de julho, a delegação japonesa treinará na capital sergipana, visando adaptar-se ao clima tropical natural do Brasil, país-sede dos Jogos Olímpicos. Representantes da Federação Japonesa já haviam visitado o local e, satisfeitos, decidiram por realizar a preparação na capital sergipana.

Na Arena Batistão – Casa da Seleção da Grécia na Copa do Mundo de 2014, a Arena Batistão foi muito elogiada pelo jornalista nipônico. “Muito bom. Não deve em nada para estrutura de outros lugares. O importante mesmo é o campo e os vestiários, e estão muito bons”, enalteceu Hiroaki, que conheceu toda a estrutura do campo de futebol, vestiários, área de aquecimento, centro médico, cabines de imprensa e camarotes. A previsão é que um número entre 50 e 70 jornalistas venham cobrir a passagem da seleção japonesa de futebol por Sergipe.

Além da seleção olímpica de futebol, o estado de Sergipe abrigará mais seis seleções internacionais de outras modalidades, entre elas, a seleção de Ginastica Olímpica do Japão. Daí o interesse de Hiroaki Sawada conhecer o Ginásio Constâncio Vieira.

Agradecimentos – Na conversa que manteve com o secretário Adilson Junior, o jornalista japonês disse os principais motivos que levaram seu país a escolher Sergipe como base para aclimatação. “Trata-se de uma capital, cujo clima é muito parecido com o do Rio de Janeiro. Além disso, sabemos que é uma cidade pacata, com baixo índice de violência e acima de tudo, pela estrutura que nos foi oferecida pelo governo do estado. A quem nos japoneses, penhoradamente agradecemos”, concluiu Hiroaki.

Hiroaki fez questão de frisar que não só a seleção de futebol, mas também  a seleção de ginastica do Japão quando vai para competição internacionais sempre leva um grande numero de torcedores. “Assim, temos certeza que nesse período Aracaju se transformará em uma grande colônia japonesa, com muitos torcedores e jornalista”, destacou Sawada.   

O secretário Adilson Junior disse que o estado não mediria esforços para receber bem os japoneses. “É uma cultura diferente. E para nós, um motivo de aproximação com os orientais. Levando daqui uma boa impressão, com certeza abriremos um canal para em breve, recebermos turistas japoneses”, avaliou Adilson Junior.

Nenhum comentário:

Confiança acerta a contratação do meio-campo Pedro Rodrigues

O meio-campo Pedro Rodrigues é o novo reforço do Confiança. O atleta de 25 anos estava no Botafogo-SP, onde atuou nas duas últimas temporada...