segunda-feira, 13 de agosto de 2018

SEEL PROMOVE COPA "JAIRO MOURA" DE JUDÔ

Pioneiro das artes marciais no Estado de Sergipe, o professor Jair Moura foi mestre de várias gerações e fez estória nos tatames e ringues sergipanos. Primeiro como lutador de “luta livre”, uma variável do atual MMC. Depois como técnico e mestre de artes marciais.



O professor Jairo Moura se orgulha de muitos dos atuais treinadores, dirigentes e até mesmo dos grandes atletas em artes marciais do Estado de Sergipe, terem recebidos suas orientações. “Muitos deles hoje são promotores públicos, desembargadores, médicos e advogados. E tem aqueles que seguiram a arte e são bons técnicos formadores de novas gerações”, comentou o homenageado. 

Como dirigente, Jairo Moura foi fundador das federações sergipanas de Judô e de Jiu-jítsu. Portanto, pode ser considerado como uma “lenda viva” na história das artes marciais no Estado de Sergipe. E essa dedicação ao esporte, já soma 50 anos, desde que aqui chegou. 

Este ano, Jairo Moura completa 50 anos dedicados ao desenvolvimento e incentivo às artes marciais no Estado de Sergipe.  O Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (Seel), reeditará a Copa Jairo Moura de Judô e Jiu-jítsu, competição que marcou época nos anos 90 em Sergipe. Tudo ficou definido no encontro entre o professor Jairo Moura e o secretário Antônio Hora Filho.

A “Copa Moura de Judô e Jiu-jítsu 50 anos” será realizada no início do mês de novembro, deve reunir um grande número de lutadores e possivelmente, estará dentro da programação de inauguração da nova e moderna quadra esportiva do Ginásio de Esportes Constâncio, palco das grandes competições de esporte amador no Estado de Sergipe. 

O secretário Antônio Hora, não escondeu a satisfação em fazer parte desse momento histórico da vida do professor Jairo Moura e mais ainda, em poder promover uma competição para marcar os 50 anos de dedicação ao esporte, dessa lenda viva das artes marciais em Sergipe.

- O professor Jairo Moura é um grande expoente. Sem sombra de dúvida o maior nome das artes marciais no Norte e Nordeste do Brasil. 

Homenageado pela revista Tatame, dando conta que Mestre Moura e sua família se compara à família Gracie. Existem controvérsias, afirmando que os Moura superaram os Gracie”, lembrou o secretário. 
Jairo Moura foi também um pioneiro na instalação de academias, contribuindo para a formação moral e disciplinar de pessoas importantes da sociedade sergipana, como desembargadores, delegados, promotores, engenheiros, médicos e professores. 

Essas pessoas passaram pelas doutrinas das artes marciais das academias do professor Jairo Moura.

- O Estado de Sergipe não poderia deixar passar em branco essa data histórica, homenageando a dedicação de uma vida inteira ao esporte do nosso estado. Ele que não é sergipano, mas escolheu morar aqui e foi aqui que construiu essa linda história levando além fronteira o nome do nosso estado. Então, nada mais do que justo promover a “Copa Jairo Moura de Judô e Jiu-Jítsu” comemorando as bodas de ouro do professor Jairo Moura aqui no nosso estado - concluiu Antônio Hora.   

Além da competição que promete ser um marco nas lutas marciais, o secretário Antônio Hora se comprometeu com professor Jairo Moura, em fazer uma pesquisa e levantamento da sua história no Estado de Sergipe e editar uma publicação em forma de revista, mostrando como o travbaljo do professor Jairo Moura, influiu no desenvolvimento das artes marciais em Sergipe.   


3 comentários:

Claudia Beldico disse...

Por favor, acho que esse Jairo é o meu pai...

Eu nunca vi.
Faz 51 anos que o procuro.

O senhor pode entrar en contato com ele por favor?

Adel Ribeiro disse...

Boa noite Claudia!
Você mora onde?
Tem algum contato?
Conheço um filho dele, Jean Moura (deve ser seu irmão).
Grato pelo contato!

Claudia Beldico disse...

Muito obrigado por esta resposta!
Eu moro na França...
Eu não tenho nenhum contato com ele, mas gostaria de contatá-lo.
Aqui é o link para minha conta do Facebook para entrar em contato comigo...
https://www.facebook.com/claudia.beldico

Confiança acerta a contratação do meio-campo Pedro Rodrigues

O meio-campo Pedro Rodrigues é o novo reforço do Confiança. O atleta de 25 anos estava no Botafogo-SP, onde atuou nas duas últimas temporada...